terça-feira, 19 de abril de 2011



Portugal
Grou-do-Japão inspira o romance no Jardim Zoológico

Grou-do-Japão
Grou-do-Japão© Jardim Zoológico de Lisboa (Jardim Zoológico de Lisboa)
Foto original (225x325)
Wallpaper | Postal






Crias de peneireiroFerro-velhoPeriquito-quaker
Corvos-marinhos-de-faces-brancaAlfaiateGuincho-comum
Rola-do-marAlvéola-brancaÁguia pesqueira
AgapornisAlfaiateRola-do-mar
O Jardim Zoológico convida todos os casais a festejar o Dia de São Valentim com muitas surpresas. Aproveite a oportunidade para conhecer uma das aves com um ritual de sedução e acasalamento mais peculiares, o Grou-do-Japão.
O Grou-do-Japão é uma ave famosa pelas suas majestosas danças nupciais, que envolvem saltos graciosos, vénias de asas abertas, lançamento de pequenos raminhos ao ar (material utilizado na construção dos ninhos) e um dueto de vocalizações muito características. Apesar do frio que ainda se faz sentir, o casal, inspirado pelo romance, retomou o «namorico».
Neste dia tão especial, desfrute de todas as surpresas, romantismo e ambiente único do Jardim Zoológico, aproveitando o desconto de 20% no bilhete de entrada a todos os casais adultos (válido apenas para uma das pessoas do casal). E porque amor é sinónimo de doçura, a Hussel, em parceria com o Jardim Zoológico vai dar um miminho a todos os casais que visitarem as instalações do Grou-do-Japão no Dia de São Valentim.
Inspire-se na história de amor do casal de Grous-do-Japão que vieram directamente dos seus países de origem para o Jardim Zoológico, ao abrigo do programa internacional de reprodução e conservação da espécie. A fêmea tem 16 anos e veio do Japão, com pouco mais de 3 anos, para o que se pode chamar um «casamento arranjado». O macho tem 11 anos e veio de Moscovo para o Jardim Zoológico com apenas 1 ano de idade (onde já o esperava a fêmea).
No ano passado nasceu a Sana, a cria do casal, uma grande alegria que contribuiu para a conservação e manutenção da variabilidade genética, essencial em qualquer programa de protecção de espécies ameaçadas. O Jardim Zoológico espera que desta vez, com a ajuda do Cupido, o casal consiga trazer um macho para a família.
O Jardim Zoológico contribuiu mais uma vez, de forma activa e efectiva para a conservação de uma ave muito ameaçada, tendo sido, internacionalmente reconhecido como a instituição que reunia todas as condições para participar nos programas de EEP (Programas de Reprodução para Espécies Ameaçadas de Extinção) e ISB (Internacional Studbook) desta espécie.
Estas são aves monogâmicas que formam casais para toda a vida, por isso são símbolos da união entre o casal e felicidade em muitos países asiáticos, a sua elegante dança tem vindo a inspirar todos os amantes. Neste dia tão especial visite o Jardim Zoológico e desfrute de várias surpresas, desde a dança nupcial dos Grous-do-Japão às doçarias da Hussel.
Sobre o Grou-do-Japão:
Também designada por Grou-da-Manchúria, esta ave distribui-se pelo leste da Ásia (sudeste da Rússia, nordeste da China, norte da Coreia e do Japão), habitando em zonas húmidas, nas proximidades de lagos e campos de cultivo, locais onde se alimenta de plantas aquáticas, e insectos, bem como de peixes e anfíbios.
É uma espécie ameaçada pela destruição do seu habitat e pela expansão das actividades agrícolas e industriais para os seus territórios de origem, estando incluída num Programa Europeu de Reprodução de Espécies Ameaçadas.
São aves pernaltas atingindo 1,5m de comprimento e 2,5m de envergadura de asas. Apresentam uma pequena crista de cor vermelha na coroa. A testa, a garganta e o pescoço têm cor negra, assim como as longas patas, mas a nuca é branca. A restante plumagem tem cor branca. O bico é longo e estreito, de cor clara.
Ambos os elementos do casal participam na incubação do(s) ovo(s) e na construção do ninho. As crias nascem já com elevado grau de desenvolvimento e independência, seguindo os pais durante os primeiros meses.
Sobre o Jardim Zoológico:
A 28 de Maio de 2009, o Jardim Zoológico celebrou os seus 125 anos. Este foi o primeiro parque com fauna e flora da Península Ibérica e, actualmente, acolhe cerca de 2000 animais pertencentes a cerca de 360 espécies. A principal missão do Jardim Zoológico é desenvolver um parque, tanto zoológico como botânico, como um centro de conservação, reprodução e reintrodução de espécies em vias de extinção, através da investigação científica e de programas de enriquecimento ambiental. Aliados a estes factores estão as vertentes pedagógica e lúdica.
19 de abril de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário